09 abril, 2012

A Tatuagem

email icon

A tatuagem ("tattoo", em inglês) é um desenho feito na pele humana através de aplicação subcutânea com a introdução de pigmentos por agulhas. É uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo, considerada irreversível durante muitos séculos, o que ainda acontece em alguns casos, já que as técnicas de remoção atuais podem deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele.

Provas arqueológicas indicam que a tatuagem existe desde o Egito de 4000 e 2000 a.C. Nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia usavam tatuagens em rituais religiosos. No ano 787, porque considerada uma prática demoníaca, uma forma de vandalismo do próprio corpo, a tatuagem foi banida da Europa pela igreja católica, cuja doutrina encarava o ato de tatuar como uma maneira de vilipendiar o templo do Espirito Santo. O termo tatuagem teve origem em línguas polinésias (mais precisamente na palavra "tatau"), supondo os historiadores que todos os povos circunvizinhos ao Oceano Pacífico possuíam a tradição da tatuagem além das dos Mares do Sul.

O pai da palavra "tattoo" a que hoje nos referimos foi o capitão James Cook (também descobridor do surf), que escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau" (por causa do som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele). Com a circulação dos marinheiros ingleses, a tatuagem e a palavra "tattoo" entraram em contato com diversas outras civilizações pelo mundo afora. Em 1879, porém, o governo da Inglaterra passou a usar a tatuagem para identificar criminosos, o que deu ao ato de desenhar o próprio corpo uma conotação fora-da-lei no Ocidente.

Em 1891, Samuel O’Reilly desenvolveu uma ferramenta elétrica para fazer tatuagens, baseada em outro aparelho extremamente parecido, criado e patenteado por Thomas Edison. Durante a Segunda Guerra Mundial, a tatuagem foi muito utilizada por soldados e marinheiros, que gravavam o nome da pessoa amada em seus corpos.

Aqui no Brasil, a tatuagem elétrica é uma arte muito recente, surgida, segundo historiadores, nos anos 60, na cidade portuária de Santos, onde foi introduzida pelo dinamarquês "Knud Harld Likke Gregersen", também conhecido como Lucky Tattoo, que tinha uma pequena loja nas proximidades do cais, zona de boemia e prostituição, o que contribuiu para a disseminação de preconceitos e a discriminação da atividade. Atualmente, graças ao poder da informação, principalmente da televisão e da internet, a tatuagem é vista de outra forma e atinge todas as camadas da sociedade. 








 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Contadores

PageRank

Top technology blogs
Submit Blog & RSS Feeds Technology-Internet blog
Central Blogs

Technology-Internet blog

  ©Blog | Schirato Desk - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo